20 Características do Coaching

  1. Homepage
  2. Coaching
  3. 20 Características do Coaching
20 Características do Coaching

20 Características do Coaching

O que é o coaching? Hoje compartilharemos algumas definições  e características do coaching e como ele pode nos ajudar.

1 - O Coaching  é catalisador.


O processo de Coaching leva-nos à ação e por isso conseguimos atingir os nossos objetivos mais depressa.

2 - O Coaching  é despertador.


O aumento de consciência que se consegue através de um processo de coaching faz-nos acordar para uma nova realidade, aquela que decidimos criar todos os dias.

3 - O Coaching é motivador.


Quando nos deparamos com a infinidade de recursos interiores que possuímos ficamos mais motivados porque acreditamos mais em nós próprios.

4 - O Coaching é desbloqueador.


Os nossos medos, crenças limitadoras e obstáculos interiores podem ser ultrapassados através do coaching.

5 - O Coaching é transformador.


Porque nos permite ver mais além também nos dá a liberdade de querer arriscar sem medo e elevar os limites para construirmos algo de novo.

6 - O Coaching é otimizador.


O coaching eleva-nos de bons a excelentes, permite-nos ganhar consciência das nossas qualidades e competências e permite-nos descobrir como podemos melhorá-las.

7 - O Coaching é um auxiliar de aprendizagem.


Durante um processo de aprendizagem há várias tarefas a aprender. Podem ser processos complexos mas aplicar uma atitude coach mantém elevadas a consciência e a responsabilidade do aluno para que este saiba sempre o que deve fazer em seguida.

8 - O Coaching é um afinador de instrumentos.


Através do coaching é possível manter uma constante consciência sobre as nossas competências e instrumentos de trabalho. Queremos saber o que estamos fazendo bem e o que podemos fazer melhor. Para um Coach o melhor afinador de instrumento de trabalho é o próprio coaching.

O Coaching ajuda a ver mais longe e a chegar mais longe!
O Coaching ajuda a ver mais longe e a chegar mais longe!

9 - O Coaching é uma viagem.


Partimos de uma origem, por vezes pouco clara, vamos tomando consciência do que nos rodeia e avançamos em direção ao desconhecido. Pelo caminho podemos encontrar obstáculos, mas que são prontamente ultrapassados levando-nos mais próximo do nosso objetivo, do nosso futuro, do nosso verdadeiro EU.

10 - O Coaching é clarificador.


Porque ganhamos acesso a áreas dentro de nós que achávamos escondidas. Descobrimos o que gostamos de fazer, que caminhos podemos seguir, sem confusão e sem indecisão. Conseguimos ver com mais clareza o que queremos para o nosso futuro.

11 - O Coaching é responsabilizador.


O sucesso do processo de coaching depende do compromisso do cliente, e isto assim é porque o cliente deve responsabilizar-se pelas suas próprias decisões, objetivos e ações. Quando assim acontece, este aumento de responsabilidade traz uma sensação de realização que não poderia ser tão completa como se seguimos os objetivos impostos por outros.

12 - O Coaching é uma alavanca.


Muitas vezes no nosso caminho encontramos obstáculos que achamos não conseguir ultrapassar sozinhos. Queremos fazer coisas e chegar a lugares onde achamos não ser possível. É como se tivéssemos uma alavanca que nos impulsiona a chegar onde queremos.

13 - O Coaching é inspirador.


Pela sua simplicidade e eficácia que levam a resultados extraordinários inspira outros a quererem ser melhores.

14 - O Coaching auxilia a auto-avaliação.


Sabemos quais são os nossos objetivos e o que queremos fazer para os alcançar, podemos utilizar o coaching para avaliar o nosso progresso em direção a esses objetivos.

15 - O Coaching é como um bailado.


Assim como numa dança a pares, o coachee vai liderar a dança, vai escolher o ritmo, a música e o coach junta-se ao coachee seguindo as pistas que este ele dá sobre a direção para onde quer ir.

16 - O Coaching melhora o nosso processo criativo.


A tomada de consciência sobre o poder que temos na construção da nossa nova consciência e realidade é libertadora. A nossa criatividade aumenta porque passamos a acreditar mais em nós e nas nossas capacidades.

17 - O Coaching funciona como um trampolim.


Dá-nos o impulso para ultrapassar os nossos obstáculos e leva-nos a chegar mais alto do que conseguiríamos sozinhos.

18 - O Coaching é uma bússola.


Na exploração do eu garante que estamos a ir na direção que desejamos, que tomamos decisões de acordo com os nosso princípios e valores e que não nos desviamos do nosso objetivo final.

19 - O Coaching ajuda à coesão em equipes.


Facilita o alinhamento em direção ao objetivo comum, e permite a cada elemento encontrar o seu lugar, os seus objetivos e a forma de se responsabilizar com as suas tarefas.

20 - O Coaching melhora a vida em família.


Para os  pais, o aumento de consciência e responsabilidade que o coaching traz, ajuda a reduzir os níveis de stress e a aprendizagem da atitude coach, aplicada na educação dos filhos melhora as relações familiares e contribui para a confiança e responsabilidade dos filhos.

E você, como caracterizas o coaching? Envie-nos a sua melhor caracterização do coaching e poderá ser incluída no nosso artigo!
Autor Avatar

Sobre o autor

Equipe editorial para Profissional Coach

Adicionar comentário  0