Coaching de Vida – Uma Introdução À Revolução Em Desenvolvimento Pessoal

  1. Homepage
  2. Coaching
  3. Coaching de Vida - Uma Introdução À Revolução Em Desenvolvimento Pessoal
Coaching de Vida – Uma Introdução À Revolução Em Desenvolvimento Pessoal

Coaching de Vida – Uma Introdução À Revolução Em Desenvolvimento Pessoal

Coaching de Vida chegou ao Reino Unido cerca de 10 anos atrás, tendo começado nos Estados Unidos cerca de 10 anos antes. A ideia de coaching de vida é definir metas e descobrir como você pode alcançá-las. Considerando que a terapia analisa o passado, com o coaching de vida a ênfase está no futuro e como o cliente pode executar seu potencial.

Um coach de vida não vai julgar seus clientes, mas trabalhar com eles em questões que causam dificuldades em sua vida. Eles vão ajudar o cliente a entender os problemas, ver o que pode estar segurando-os de volta, elaborar soluções, definir metas e se concentrar em maneiras de mudar para melhor. Coaching de vida geralmente envolve uma série de sessões regulares ao longo de vários meses e contato com seu coach “treinador” que pode ser por telefone, Skype, e-mail ou visita pessoal.

Profissionais de coaching de vida têm estilos diferentes e usam uma variedade de métodos em seu trabalho, dependendo das necessidades de seu cliente. Muitos usarão experiência adquirida em disciplinas como sociologia, psicologia, carreira ou outras formas de aconselhamento. No entanto, coaching de vida não se destina para aqueles com doença psicológica.

Os clientes individuais vêm de todos os tipos de classes sociais, pessoas procurando por algo que faça grandes mudanças na vida ou apenas alguns pequenos ajustes para colocá-los de volta na pista. Embora os clientes sejam muitas vezes indivíduos, muitas empresas também usam o coach de vida para trabalhar com seus funcionários em casa. Melhorar a motivação, desenvolver habilidades de liderança e de consolidação de equipe, ou gerenciar relacionamentos de trabalho podem ser algumas das áreas cobertas pelo coaching de vida.

Como o coaching de vida pode me ajudar?


Se você está em um ponto de transição em sua vida pessoal ou profissional, então, coaching pode dar-lhe a confiança para definir prioridades, tomar decisões e fazer mudanças que, finalmente, irão ajudá-lo a alcançar uma vida mais feliz. É tudo sobre assumir o controle de sua vida e obter os resultados desejados, ao invés de ficar à deriva e permitir que as coisas aconteçam em sua volta.

Em sua vida profissional talvez você gostaria de melhorar suas oportunidades de carreira, alcançar mais ou desenvolver suas habilidades, mas você não tem certeza de como fazer. Alternativamente talvez você gostaria de se tornar um trabalhador por conta própria, ou simplesmente precisa de uma mudança. Um novo desafio pode dar-lhe um senso de propósito, mas pode lhe faltar a confiança para prosseguir. Coaching de vida irá ajudá-lo a compreender e aceitar suas fraquezas, mas também permite que você acredite em si mesmo e obtenha o máximo de seus pontos fortes e habilidades.

Em sua vida pessoal você pode sentir que precisa ou quer mudar seu estilo de vida. Talvez você gostaria de perder peso, melhorar a sua saúde e aptidão, gerenciar o estresse ou ganhar um equilíbrio maior entre trabalho e vida pessoal. Enquanto você pode muito bem saber o que você deve fazer, na verdade, fazer mudanças de estilo de vida é difícil às vezes. Coaching pode ajudá-lo a identificar exatamente por que você quer mudar, por que tentativas anteriores podem ter vacilado, e para ver o processo de uma forma mais positiva. Crucialmente os alvos que você ajustou serão realísticos de modo que sua motivação e os benefícios da mudança possam ser mantidos.

Os relacionamentos bons com aqueles em torno de você são muito importantes para seu sentido de bem estar e da satisfação com vida, mas os relacionamentos podem ser difíceis em casa e no trabalho. No entanto, isso pode melhorar com a ajuda de sessões de coaching. Falar sobre suas dificuldades permitirá que você veja como você pode mudar para ajudar a resolver problemas.

Como posso encontrar um coach de vida?


Não há nenhum órgão profissional ou qualquer regulamento na indústria de Coaching de Vida. Em teoria qualquer pessoa pode se definir como um coach de vida sem treinamento formal ou experiência. Existem cursos de formação de coaches disponíveis, mas sem qualificações reconhecidas. Portanto, sua própria pesquisa e instinto serão os fatores mais importantes na procura de um coach de vida. A mídia, particularmente a internet, e a recomendação pessoal provavelmente serão suas melhores fontes de informação.

Sua escolha de coach de vida vai depender em parte do seu propósito. Se você estiver procurando ajuda em uma área particular de sua vida, então você deve pesquisar a experiência e a habilidade disponível nessa área. Por exemplo, alguns coaches podem ser mais eficazes trabalhando em questões familiares do que em mudanças no trabalho. No entanto, você pode sentir que a personalidade e como o coach lida com você são mais importantes do que qualquer base em particular. A forma como o coach faz perguntas, oferece críticas construtivas e motiva o seu cliente, vai ser naturalmente vital para o sucesso das sessões. Lembre-se também de considerar se você gostaria da opção de contato face a face com seu coach.

Um coach de vida bom não vai pedir um pagamento grande adiantado. Após a conversa introdutória inicial, você deve ter tempo para que você possa estar razoavelmente certo de ter feito a escolha certa. Isso funciona bem pois o coach também vai querer ter certeza de que você terá uma parceria de trabalho bem sucedida.

Posso me tornar um coach de vida?


Para se tornar um coach de vida você vai precisar ter excelente comunicação e habilidades de escuta, uma abordagem positiva e a capacidade de incentivar e motivar os outros. Obviamente, você deve gostar de trabalhar de perto com as pessoas e também ser flexível. Competências mais específicas podem ser necessárias se você optar por trabalhar em uma área específica de coaching de vida.

Embora atualmente não existam requisitos de qualificação, você pode optar por realizar algum tipo de curso de coaching antes de começar a praticar coaching de vida. O curso de coaching irá desenvolver suas habilidades e é susceptível de lhe dar mais confiança e credibilidade. Como não há padrões acadêmicos, você terá que confiar em sua própria pesquisa e avaliação para encontrar um curso apropriado. Sua escolha dependerá da experiência anterior e do interesse pessoal. Lembre-se de perguntar sobre o custo do curso, tempo envolvido, apoio disponível e recomendações de alunos anteriores.
Autor Avatar

Sobre o Autor

Equipe editorial para Profissional Coach

Deixe uma resposta