O que é Coaching Esportivo?

O que é Coaching Esportivo?

O que é Coaching Esportivo?

Diferente das funções de um treinador técnico, o coaching esportivo tem objetivo de ajudar o atleta a conquistar suas metas


Você sabe o que é coaching esportivo e quais os benefícios desta metodologia para quem é atleta?

O coaching esportivo é direcionado aos atletas e esportistas competitivos de diversas áreas. Sejam equipes de nadadores, times de futebol ou atuantes solo.

Através do coaching eles são incentivados a demonstrar todo o potencial e técnica que possuem em busca de melhores resultados, alcance de novas metas e consequentemente, sucesso na carreira.

Veremos neste artigo como o coaching esportivo pode ajudar atletas a superarem obstáculos e potencializar seus resultados mesmo diante de pequenos fracassos. Confira!

Desafios dos atletas


O maior desafio dos atletas é superar as barreiras impostas pelas dores físicas e consequentes derrotas, que acabam por desmotivá-los a ponto de se tornarem quase irreversíveis.

Em alguns casos a derrota acaba se tornando uma grande armadilha, isso por que, pode acontecer de alguns atletas se sentirem confortáveis com o fracasso, principalmente entre aqueles que optam por não tomarem para si maiores responsabilidades em determinada fase de suas vidas.

O coaching esportivo na vida do atleta


O desenvolvimento do atleta é trabalhado de forma pessoal e profissional pelo coach esportivo, mas não de forma técnica, ou seja, o coach não interfere no trabalho do treinador técnico de uma equipe ou de um atleta solo.

Ele trabalha com técnicas que favorecem a concentração, superação, determinação, autoestima, motivação, disciplina, criatividade, autoconfiança, controle, responsabilidade, gerenciamento de carreira entre outros.

O coaching esportivo tem como objetivo direcionar, encaminhar e objetivar com clareza metas que favoreçam o atleta a obter bons resultados em suas jornadas.

O coach esportivo e o treinador técnico


As funções do coach esportivo em nada se comparam às funções do treinador técnico, que possui conhecimentos específicos sobre como deve ser a atuação do atleta em campo. Seu treinamento é direcionado ao alcance de um bom desempenho competitivo e resultados práticos.

O próprio treinador técnico pode receber o auxílio de um coach esportivo na tentativa de obter da equipe ou atleta solo, resultados satisfatórios. Países da Europa e dos Estados Unidos, utilizam esse método de treinamento já há alguns anos, e têm observado o ótimo desempenho físico, técnico e mental de seus esportistas, que seguem acumulando vitórias.

No Brasil, a atuação do coaching esportivo ainda é pequena, mas estima-se que com a realização da Copa do Mundo e as Olimpíadas em nosso país, esse tipo de treinamento seja ampliado.

Você já conhecia o coaching esportivo? Comente!

Autor Avatar

Sobre o autor

Equipe editorial para Profissional Coach - Diretório de coaches onde você encontra profissionais de coaching que ajudam você em sua jornada para boa saúde, bem estar, felicidade e sucesso. Encontre um coach profissional perto de você.

Deixe uma resposta