O que é coaching?

O que é coaching?

O que é coaching?

O Coaching é uma ferramenta que utiliza metodologias próprias para que as pessoas possam potencializar resultados


Muito confundido com terapia e psicologia, muitas pessoas ainda se perguntam “o que é Coaching?” devido à falta de informações mais detalhadas sobre o Coaching no Brasil. O Coaching é uma ferramenta que utiliza metodologias próprias capazes de lhe ajudar a obter melhores resultados tanto na vida profissional como na vida pessoal através de seu próprio desenvolvimento. O Coaching é uma mistura de técnicas e recursos que envolvem todo o comportamento humano, como por exemplo, neurociências, a psicologia e sociologia.

Confira todo o artigo e descubra mais sobre o que é Coaching e como você pode se beneficiar desta metodologia para potencializar seus resultados em diversos campos de sua vida!

O que é Coaching?


Derivado da palavra inglesa “coach”, que significa “treinador”, o Coaching é uma ferramenta para auxiliar as pessoas a atingirem objetivos específicos.

O Coaching foca no desenvolvimento pessoal e pontos fortes do indivíduo e o auxilia a aumentar seu desempenho em busca do resultado desejado.

Em um jogo de futebol, por exemplo, temos os jogadores que são os responsáveis pelas jogadas e o técnico que não atua diretamente no jogo, mas é o responsável pela formação, treinamento das jogadas da equipe, e fazer com que cada jogador saiba exatamente qual o seu papel no time e que este possa desempenhar sua função com a máxima eficácia.

Segundo o Presidente da Sociedade Latino Americana de Coaching, Sulivan França, o Coaching tem como foco 100% na solução, seja em âmbito profissional ou pessoal.

Já para o Presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), José Roberto Marques, o Coaching pode ser definido simplesmente como um método realizado por um profissional que identifica a situação atual de seu cliente e juntos possam conquistar um objetivo pré-definido.

Quais os benefícios do Coaching?


Como já citado, o Coaching pode lhe auxiliar tanto em sua vida pessoal como carreira profissional.

Os principais benefícios do Coaching são:

  • Estimula o autoconhecimento

  • Auxilia a definição de metas

  • Melhora os relacionamentos interpessoais

  • Auxilia o aumento da autoconfiança

  • Estabelece o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

  • Trabalha as competências necessárias para alcançar o resultado

  • Eliminação de bloqueios

  • Aumento da qualidade de vida


“Não há nada que seja maior evidência de insanidade do que fazer a mesma coisa dia após dia e esperar resultados diferentes.” Albert Einstein

Ferramentas Utilizadas no Coaching


O Coaching utiliza ferramentas próprias para garantir o sucesso de seu método. Você sabe quais as ferramentas utilizadas no coaching e que fazem desta metodologia um grande sucesso tanto para conquistas pessoais quanto profissionais?

O coaching utiliza diversos tipos de ferramentas para auxiliar seus clientes. Para cada cliente há um tipo de ferramenta a ser utilizada, assim como, um problema a ser solucionado.

Conheça um pouco mais sobre os métodos e ferramentas utilizadas no processo de coaching e entenda por que o coaching tem conquistado grande mercado. Confira!

Conheça as ferramentas utilizadas no coaching


De uma maneira geral podemos destacar as seguintes ferramentas deste profissional:

  • Questionários

  • Testes

  • Jogos alternativos

  • Preparação de listas contendo metas e objetivos

  • Visualização dos problemas através de métodos práticos

  • Imposição de limites

  • Exercícios para a redução do estresse

  • Exercícios de motivação

  • Exercícios para a recuperação da autoestima

  • Exercícios para a recuperação da confiança

  • Exercícios de autoconhecimento

  • Maneiras de organizar melhor o tempo, e outros.


Como o coach utiliza essas ferramentas


O coach utiliza de tais ferramentas através de sessões diárias, sessões semanais ou conforme essas sessões puderem vir a ser combinadas entre o treinador e o seu cliente. Então, o coach aplicará suas técnicas de forma prática, estabelecendo metas rumo aos seus objetivos.

A indicação de especialistas


Há casos em que o coach indicará a contratação de especialistas de outras áreas para auxiliá-lo no processo de treinamento como, nutricionistas, educadores ou técnicos. Eles podem ser a base para a evolução do cliente.

Questionamentos


Uma grande característica do coach é a de fazer questionamentos que levem seu cliente a refletir sobre o verdadeiro sentido de suas atitudes, suas decisões e o modo como se comporta ou se relaciona perante a vida. Essa atitude faz com que o cliente repense, avalie, se estruture e se posicione de maneira diferente.

O sentido da vida


Você pode ter conhecimento, talento e capacidades que lhe proporcionam obter sucesso na vida, mas é necessário haver um sentido para que esse sucesso possa ser realmente vivido. Se você não encontrar um sentido para a sua vida, certamente não viverá o sucesso.

O coach é capaz de identificar no cliente o comodismo e o desânimo causados por essa falta de sentido. Ele poderá trabalhar essa questão na vida do cliente para recolocá-lo “no jogo”.

O que não é Coaching?


Depois de explicado o que é Coaching, precisamos saber o que não é Coaching, pois diversas vezes o Coaching é confundido com autoajuda, aconselhamento, consultoria, mentoring, entre outras práticas.

Vale ressaltar que cada método tem sua devida importância, porém o Coaching vai muito mais a fundo!

Resumidamente, o Coaching é um método onde o profissional e o cliente avaliam a posição atual e qual o objetivo a ser conquistado. Tendo isto em mente, o próximo passo é conduzir o cliente do “Ponto A” para o “Ponto B”.

Coaching de Vida - Uma Introdução À Revolução Em Desenvolvimento Pessoal

Sendo o coaching uma disciplina relativamente nova no Brasil e pouco divulgada ao público em geral, surgem muitas vezes dúvidas sobre o âmbito do coaching e de que forma se cruza, ou não, com outras disciplinas já utilizadas em desenvolvimento pessoal e profissional. Sendo ferramentas diferentes do coaching, todas estas 4 disciplinas que apresentamos têm as suas vantagens e a sua aplicabilidade própria.

Conheça As Diferenças entre Coaching , Mentoria, Formação, Consultoria e Psicoterapia


-  Coaching vs. Mentoria



  • Em mentoria há alguém com mais experiência designado por mentor, que transmite o seu conhecimento sobre o assunto em questão ao mentorizado. No coaching não há transmissão de conhecimento do coach para o coachee pois este último é o que possui todo o conhecimento sobre o assunto em questão, a sua própria vida.


Exemplos de Aplicação: o mentoring é utilizado, por exemplo, durante o processo de formação de um coach, como ferramenta de aprendizagem e melhoramento da técnica do coach. Neste processo, o indivíduo mais experiente – o mentor –  transmite o seu conhecimento e experiência de forma a permitir que o mentorizado melhore a sua performance.

- Coaching vs. Formação



  • O formador é mais uma vez uma pessoa experiente, um especialista que instrui e ensina, sendo um processo onde há transferência de conhecimento através de técnicas pedagógicas. Em coaching é necessário que o coach tenha o conhecimento da técnica de coaching mas não do assunto apresentado pelo coachee. John Whitmore no livro Coaching para Performance refere “O coaching requer experiência em coaching, mas não no assunto em questão. Essa é uma das suas grandes forças.


Exemplos de Aplicação: a formação ocorre no sentido da aprendizagem, em que o formador transmite conhecimentos teóricos e práticos,  ensinando ao cliente como agir em determinada situação. A formação é um processo importante no desenvolvimento pessoal e profissional de um indivíduo quando este necessita obter conhecimentos ou competências que ainda não possui.

- Coaching vs. Consultoria



  • Em consultoria, assim como no mentoring e formação, há alguém, – o consultor –  com mais conhecimento no assunto em questão do que o cliente. Do consultor pretende-se que encontre as soluções para um determinado problema, enquanto que o coach não vai ter as soluções mas sim vai facilitar ao cliente que as descubra dentro de si mesmo. Um consultor faz muitas vezes um trabalho de aconselhamento enquanto que, no processo de coaching, o coach não é um conselheiro mas sim um facilitador das descobertas interiores do coachee. A interferência do coach, através da projeção no cliente da sua própria experiência pessoal e opinião, poderá minar totalmente o processo de consciencialização e responsabilização dos sucessos do cliente.


Exemplos de Aplicação: a consultoria é utilizada maioritariamente em contexto profissional, muitas vezes por empresas que contratam um consultor, ou uma equipe de consultores, para resolver um problema específico ou para um determinado projeto. Como perito na área, a responsabilidade dos resultados é sempre do consultor, enquanto que no coaching o sucesso da sessão é da responsabilidade do cliente.

- Coaching vs. Psicoterapia



  • Em coaching assume-se que o cliente se encontra bem mas quer ser melhor, a psicoterapia parte do princípio que existe uma patologia que necessita ser tratada de uma forma terapêutica. Na psicoterapia (dependendo também do ramo da Psicologia em questão) o foco é colocado no passado e nos problemas enquanto que no coaching o foco está no futuro e nos resultados. Em comum têm o facto de criar um aumento de consciência no cliente e de facilitar a exploração interior.


Exemplos de Aplicação: a psicoterapia é geralmente utilizada para tratar problemas da vida pessoal, em situações que o cliente que se encontra disfuncional em relação a um ou vários aspectos da sua vida. O psicoterapeuta, como especialista, guia e aconselha o cliente através de um diagnóstico e posterior aplicação de procedimentos específicos para cada situação.

Seja qual for a técnica ou ferramenta que utilizemos, o importante é saber escolher e ter bem claro qual o objectivo que pretendemos obter. O Coaching, com a sua riqueza e vasta área de aplicação, não pretende substituir nenhuma destas outras áreas nem poderá ser substituída por elas.

Para poder fazer a escolha acertada informe-se sempre junto das entidades que melhor representem a disciplina que pretendes utilizar. Na área do Coaching aconselhamos a SBCoaching – Associação Brasileira de Coaching e a ISPC – International School of Professional Coaching.

Conclusão


Se você tem o desejo de evoluir seja pessoalmente ou profissionalmente, o Coaching é a ferramenta ideal para que você aumente seu desempenho e auxilie no seu desenvolvimento. Com a ajuda de um profissional de coaching você vai atingir seus objetivos e metas em tempo recorde.

E para você, o que é Coaching?

Autor Avatar

Sobre o autor

Equipe editorial para Profissional Coach - Diretório de coaches onde você encontra profissionais de coaching que ajudam você em sua jornada para boa saúde, bem estar, felicidade e sucesso. Encontre um coach profissional perto de você.

Deixe uma resposta