O que Significa Roda da Vida no Coaching?

O que Significa Roda da Vida no Coaching?

O que Significa Roda da Vida no Coaching?

A roda da vida é uma das ferramentas de autoavaliação mais conhecidas do coaching


O coaching utiliza diversas ferramentas, testes e perguntas que podem auxiliar o coach a analisar melhor o seu cliente. A roda da vida é uma dessas ferramentas a serem utilizadas.

Os tipos de coaching que mais utilizam a roda da vida são, o coaching de vida e o coaching de carreira, já que este método identifica o estado de satisfação e necessidade de mudança do cliente, possibilitando a identificação exata do problema a ser solucionado.

Muitas vezes nos sentimos encurralados por nossos problemas, quase sempre eles surgem como um obstáculo sem solução, mas isso ocorre por que não geralmente não nos dispomos a visualizá-los como deveríamos.

A roda da vida nos permite visualizar, analisar e pesar todo o problema em questão.


Como a roda da vida funciona


A roda da vida no coaching possui 8 áreas relacionadas à nossa profissão e lazer, tais como: área profissional, física, espiritual, familiar, lazer, intelectual, econômica e financeira. Nelas, devemos atribuir os valores que correspondem ao nosso nível de satisfação e felicidade.

A satisfação está mais relacionada à felicidade que o prazer e não devemos confundi-las. Sentimos prazer quando realizamos desejos físicos ou carnais, mas nos sentimos satisfeitos quando realizamos algo que nos dá paz e tranquilidade.

Entender a diferença entre essas duas sensações em questão, é importante no momento de realizar o exercício que utiliza como ferramenta a roda da vida, pois é importante focar no sentimento de satisfação e não prazer. Somente assim obteremos resultados realistas.

Assista o Vídeo do Coach Reuque Mike Ensinado a usar a Roda da Vida

Como utilizar a roda da vida no coaching


A roda da vida deve ser utilizada da seguinte maneira:

  • Dê valores de 0% a 100% de acordo com o seu grau de satisfação em cada área específica.

  • Analise os resultados.

  • Observe as áreas de insatisfação correspondentes e pergunte-se o que pode ser melhorado.

  • Crie um objetivo.

  • Estabeleça metas.


A roda da vida pode ser adaptada para qualquer situação, para resolver qualquer tipo de problema, independente do ambiente em que se pretende trabalhar.

Equipes e grupos também podem se beneficiar deste exercício, para melhorar a sua cooperação, entrosamento e  performance.

Gostou da Roda da vida? Peça a sua para um profissional de coaching
Autor Avatar

Sobre o autor

Equipe editorial para Profissional Coach

Deixe uma resposta